Informação Geral

Custo de Vida
O custo de vida é ligeiramente menor do que na capital, mas perfeitamente acessível por qualquer estudante que trabalhe em full oupart-time.

Alojamento
Apesar de não estar disponível no campus uma residência de estudantes, existe um serviço chamado "Anúncios de Alojamento" (troca de informações de alojamento), onde os alunos podem encontrar quartos ou casas a vários preços, bem como informações de outros estudantes que pretendem encontrar companheiros de quarto/casa.

Refeições
Existe uma cantina no campus, onde todos os alunos podem almoçar por cerca de 4€ por refeição. No piso -2 existe um bar onde os alunos podem aceder a uma refeição completa por menos de 5€, almoço ou jantar, ou mesmo fazer um lanche durante o dia.

Serviços Médicos
Existe um serviço de saúde gratuito para estudantes, localizado em Lisboa. As marcações devem ser feitas com antecedência, no Núcleo de Ação Social. Este é, essencialmente, um serviço de observação ambulatório preventivo. Existe, ainda, um hospital público a cinco minutos de distância (de carro) da ESHTE.

Estudantes com Necessidades Especiais
Existe um elevador para alunos com mobilidade reduzida dentro do edifício principal da Escola. Neste momento, estamos a trabalhar no sentido de melhorar a acessibilidade para estes alunos.

Seguro
Os alunos estão cobertos pelo seguro de acidentes pessoais, que abrange todos os danos pessoais, bem como a responsabilidade civil do estudante ou de quem é civilmente responsável por ele.

Apoio Financeiro para Estudantes
As bolsas são destinadas a alunos que apresentam necessidades financeiras. As bolsas de estudo são atribuídas aos alunos de famílias economicamente desfavorecidas, que não conseguem suportar as despesas inerentes ao Ensino Superior.
O aluno deve candidatar-se ao apoio anualmente. Existem vários fatores que afetam a elegibilidade para a ajuda financeira. Por exemplo, um aluno que não tenha obtido apoio financeiro num ano pode tornar-se elegível no ano seguinte, quando um irmão ou irmã se matricula na faculdade. Uma mudança na situação familiar financeira pode afetar a elegibilidade dos alunos para o apoio financeiro.

Serviços Académicos
Os Serviços Académicos constituem um departamento aberto ao público, ou seja, tem um horário de atendimento, áreas de administração, gestão e apoio à aprendizagem. A sua missão é a de tratar do processamento de informação de todos os cursos e dos alunos.
A fim de simplificar os resultados de aprendizagem e dúvidas dos alunos, existe uma plataforma eletrónica com todas as informações de cada estudante, à qual os mesmos podem aceder através de uma página da Web segura (com passwordsespecíficas concedidas no ato de inscrição na ESHTE).

Recursos de Aprendizagem
As várias parcerias existentes com entidades locais proporcionam um desenvolvimento sustentável de atividades práticas específicas.
Estão disponíveis variados recursos e entidades locais atuantes nas áreas estratégicas de cada curso.
Está disponível uma extensa rede de parceiros (mais de 500) para os estágios curriculares obrigatórios.
Existem parcerias empresariais que permitem o desenvolvimento das atividades curriculares e de projetos conjuntos.
Estão disponíveis recursos materiais que permitem que os cursos sejam autónomos no que diz respeito ao equipamento para a prática de diversas atividades.
A qualidade das instalações permite que todas as salas tenham equipamento informático e audiovisual disponível.
Recursos de qualidade (biblioteca e centro de recursos).
Existência da única Biblioteca depositária da OMT, com acesso online a informação, a estudos, a documentos, etc.

Programas Internacionais
Além dos Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida, com base na mobilidade de estudantes e funcionários, existe a preocupação em estabelecer parcerias internacionais com países Africanos e do Leste e também com o Brasil, de forma sustentada, sendo esta uma oportunidade de crescimento pessoal e científico.

Informação Prática para Estudantes em Mobilidade
No contexto dos programas de mobilidade, através do seu Gabinete de Relações Internacionais e de Mobilidade, a ESHTE estimula a procura e expande a sua rede de parcerias, de forma a que a mobilidade se torne mais apelativa para a comunidade académica.
No âmbito do programa Erasmus, existem mecanismos adequados que incentivam e garantem o reconhecimento dos créditos, competências e experiências da mobilidade.
Além disso, e dentro da filosofia do Programa Erasmus, a ESHTE desenvolveu normas internas que estabelecem os procedimentos protocolares que facilitam o processo de creditação e reconhecimento de competências a todos os participantes nas mobilidades.
No contexto da cooperação internacional e dos acordos de mobilidade, o intercâmbio de estudantes é estabelecido respeitando as orientações dos vários parceiros académicos, as condições que regem a mobilidade e o reconhecimento mútuo de créditos e competências.

Estágios
O departamento de estágio tem uma equipa composta por dois funcionários administrativos, que se dedicam a apoiar os estudantes junto das entidades de estágio. Um grupo de professores fornece o suporte científico e académico e, quando necessário, intervém in loco.
Estabelecidas por lei, apesar de ainda não formalmente, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) trabalha através da ESHTEmprego. Criada em agosto de 2003, a ESHTEmprego é um projeto que visa aproximar os alunos e ex-alunos do mercado de trabalho. A iniciativa tem como principal objetivo promover as ofertas de trabalho e a experiência profissional de uma forma dinâmica e centrada, levando o mercado de trabalho a considerar esta uma forma privilegiada de recrutamento. Circulando em forma denewsletter, as ofertas apresentadas pelas empresas são enviadas por e-mail aos alunos e ex-alunos inscritos no programa. Juntamente com a divulgação de propostas, é organizado anualmente o evento Fórum Carreiras e Estágios. Incluído nas atividades comemorativas do aniversário da ESHTE, este evento tem por objetivo convidar os empregadores a visitar e a apresentar propostas de recrutamento na ESHTE. As empresas consideram ainda este evento uma forma de promover os seus produtos e atividades perante uma potencial audiência.

Desporto e Lazer
Apesar de não existir no campus equipamentos de desporto e lazer, a ESHTE está localizada perto das praias da Costa do Estoril, onde se podem praticar desportos aquáticos, existindo vários acordos com instalações desportivas, onde podem ser praticadas diferentes atividades. Existe ainda um passeio marítimo ao longo das praias, estendendo-se de Cascais a Oeiras.

Associação de Estudantes
Existe uma associação de estudantes que promove a vida académica e a integração dos estudantes. O presidente da Associação de Estudantes é um membro do Conselho Consultivo da ESHTE e também do Conselho para a Qualidade e Avaliação da Escola.
O Provedor do Estudante atua em conjunto com a associação de estudantes e com os serviços e departamentos da ESHTE. Recebe e analisa as reclamações e queixas dos alunos, dando recomendações pertinentes aos órgãos, departamentos e unidades funcionais da escola. Faz recomendações gerais, a fim de proteger os interesses dos estudantes, entre outros. O Provedor do Estudante tem um escritório próprio, onde se pode reunir com um aluno individualmente ou em grupo.