Prof.ª Doutora Elsa Gavinho - Coordenadora operacional do ramo de Gestão Estratégica de Eventos: elsa.gavinho2@eshte.pt
Prof. Doutor Jorge Abrantes - Coordenador operacional do ramo de Gestão Estratégica de Destinos Turísticos: jorge.abrantes@eshte.pt
Curso Estabelecido pelo Despacho n.º 8892/2009
Turismo: acreditado em 10/07/2019 - mais em www.a3es.pt
O curso de Gestão Estratégica de Destinos Turísticos tem como objetivo central contribuir para a formação de “massa crítica” e capital humano tendo em vista responder aos novos desafios e exigências que o setor do turismo enfrenta. Assim sendo, propõe-se valorizar e atualizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos percursos académicos e profissionais dos seus discentes, contribuindo deste modo não só para a adequação do setor turístico nacional a uma realidade em constante mudança, mas também para o incremento dos seus fatores de competitividade através do acréscimo da qualidade dos produtos e serviços disponibilizados.
Qualidade e diversidade do corpo docente, composto por 36 doutorados e especialistas;
Oferta de 3 ramos de especialização, com sinergias entre eles;
O turismo, como setor em constante evolução num mundo progressivamente incerto, necessita de profissionais especialmente preparados para acompanhar as dinâmicas internas e externas do setor, profissionais capazes de perspetivar e antecipar o futuro, profissionais, numa palavra, com a formação necessária para sentir e compreender os fatores de mudança e para agir proativamente.
Para tanto é necessário estimular e aprofundar um naipe alargado de competências suscetíveis de ancorar um desempenho profissional esclarecido e com os olhos postos na inovação e na competitividade das instituições, muito em especial no que às empresas turísticas diz respeito.
Entre outras, destacam-se as seguintes:
Tendo em consideração os objetivos definidos, as competências que se pretendem estimular e o perfil individual de cada discente, o curso foi estruturado através de um conjunto de unidades curriculares – obrigatórias e optativas – de forma a responder às necessidades específicas dos segmentos alvo deste ciclo de estudos com uma oferta de geometria variável.
Assim, o curso está estruturado de forma a responder às necessidades de qualquer diplomado, independentemente da sua área científica de origem, que pretenda realizar uma pós-graduação no turismo, aumentando, assim, as suas competências profissionais especializadas.
Concomitantemente, oferece, também, aos diplomados e profissionais da área do turismo, um aprofundamento de saberes e competências pessoais suscetíveis de aumentar a sua competitividade no mercado de emprego e a maximização dos fatores de êxito no domínio do Empreendedorismo turístico
A avaliação em cada uma das unidades curriculares da parte escolar do curso tem um caráter individual, dela constando a realização de trabalhos escritos (individuais ou em grupo), exposições orais, ou outras formas de avaliação consideradas adequadas aos temas em estudo.
O resultado da avaliação em cada unidade curricular será expresso numa escala de números inteiros de 0 a 20 valores, com a aprovação a depender da obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
A classificação da parte escolar do curso calcula-se pela média, ponderada em função dos ECTS, das classificações obtidas nas unidades curriculares que o constituem.
A classificação final do ciclo de estudos de mestrado é expressa de acordo com o estipulado no artigo 24.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, ou seja, dentro do intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.
A classificação final corresponderá à média entre a classificação na parte escolar do curso e na dissertação da tese, trabalho de projeto ou relatório de estágio, ponderada pelos créditos correspondentes (ECTS) obtidos em cada um destes blocos.
5.ª e 6.ª feira | 18h00 às 23h50
Sábados | 09h00 às 12h50 no 1.º semestre e até às 17h50 no 2.º semestre
No primeiro ano as aulas ocorrem ao longo de 12 semanas por semestre, complementados por um período de avaliação. O horário final dos alunos depende das unidades curriculares que escolherem, não sendo necessário ocupar toda a mancha horária, podendo inclusive ter aulas em apenas dois dias.
Apesar de os alunos poderem escolher unidades curriculares da componente de opção de qualquer um dos ramos do curso de Mestrado em Turismo, a escolha é condicionada à necessidade destas unidades não se sobreporem aos horários das unidades curriculares obrigatórias de cada ramo, sendo os horários realizados de forma a valorizar as opções dos respetivos ramos.
A unidade curricular Análise Estrutural do Turismo é lecionada em regime intensivo nas duas primeiras semanas do curso.
No segundo ano, as unidades curriculares de Metodologia I e II são realizadas em regime intensivo (1.º semestre) de forma a preparar os alunos para a realização do trabalho final que pode ser numa das seguintes três opções: Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio (para mais informações consultar o regulamento do mestrado).
Edital de colocações | 2.ª Fase - Matrículas e Inscrições: silvia.santos@eshte.pt
2.ª fase de candidaturas | 10 de junho a 17 de julho de 2020 - EDITAL
Edital de colocações | 1.ª Fase - Matrículas e Inscrições: silvia.santos@eshte.pt
1.ª fase de candidaturas | 03 de fevereiro a 15 de maio de 2020 - EDITAL
Os resultados das candidaturas serão publicados, de acordo com os prazos estabelecidos no edital, no site da ESHTE, no separador dedicado ao curso ou concurso ao qual se está a candidatar.
Horário de atendimento telefónico - 2.ª a 6.ª feira - 9h00-12h30 | 14h00-17h30 - Telefone | 210 040 725 / 29 | E-mail | gab.comunicacao@eshte.pt
Formalização de Candidaturas: candidaturas, condições de admissão e pagamentos
Emolumento de candidatura | 75€
O emolumento de candidatura só será devolvido caso o curso não abra. Para este efeito o candidato deverá guardar o respetivo recibo. As candidaturas só serão consideradas válidas se o pagamento for efetuado dentro do prazo limite para formalização das mesmas.
Documentação:
(1) Caso não tenha o certificado de licenciatura o candidato deverá anexar uma declaração escrita onde, sob compromisso de honra, se compromete à apresentação dos documentos em falta até à data de 15 de outubro. Consultar regras para o pagamento de propinas de mestrado.
Os titulares de um grau académico superior estrangeiro têm de apresentar o certificado/diploma com a apostila de Haia.
Vagas (numerus clausus)
25 vagas*
* número mínimo de inscritos para a abertura do curso: 15
Critérios de seriação
Os critérios de seriação serão aplicados apenas caso o número de candidatos ultrapasse o numerus clausus definido.
As candidaturas serão apreciadas pela Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Turismo, a qual decidirá sobre a situação de cada interessado, definindo as correspondentes creditações e planos de estudo.
Por outro lado, os candidatos serão selecionados pela Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Turismo, com base na aplicação sucessiva dos seguintes critérios:
i) Classificação obtida na licenciatura ou em cursos de Pós-Graduação, Formação Avançada ou equivalente;
ii) Curriculum vitæ do candidato, nomeadamente, académico, científico e técnico;
iii) Declaração dos objetivos e motivação da candidatura;
iv) Resultado de entrevista individual, quando tal for considerado necessário pela Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Turismo.
Será dada preferência a antigos alunos dos cursos de licenciatura e de cursos de Pós-Graduação, Formação Avançada (ou equivalente) da ESHTE e a quadros de empresas ou de organismos públicos com mais de 2 anos de experiência profissional, até ao limite de 30% das vagas disponíveis.
Em caso de admissão:
Matrícula | 30€
Inscrição | 15€
Seguro Escolar | 15€
Propina | ver abaixo
Modalidades de Pagamento das Propinas (2020/2021):