Planeamento e Gestão em Turismo de Natureza e Aventura

Comissão Coordenadora

Prof. Doutor Nuno Gustavo - Coordenador Geral : nuno.gustavo@eshte.pt

Prof. Doutor Francisco Silva - Coordenador do Ramo de Planeamento e Gestão em Turismo de Natureza e Aventura: francisco.silva@eshte.pt

 

OBJETIVO CENTRAL DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação em Planeamento e Gestão em Turismo de Natureza e Aventura tem como objetivo central contribuir para a formação de recursos humanos que possam responder aos novos desafios e exigências que o turismo enfrenta, em particular no setor da animação turística e nas atividades de turismo na natureza e de aventura.

 

Deste modo, pretende-se responder à necessidade identificada no PENT e pelas empresas, de melhorar a oferta turística apostando num duplo contexto de formação e gestão estruturado por duas grandes vertentes estratégicas: a diferenciação e a qualificação. Para tal, novas competências profissionais, novas formações, inovação e novas atitudes são imprescindíveis. 

 

PÚBLICO-ALVO

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre os interessados em desenvolver ou aprofundar competências na área do turismo, em particular no domínio do planeamento e gestão em turismo de natureza e aventura:

 

a) Os profissionais do sector do turismo, bem como os novos empreendedores ou aqueles que procuram um desempenho profissional nesta área.

b) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;

e) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

 

COMPETÊNCIAS A PROMOVER

No contexto de um setor bastante dinâmico, pretende-se qualificar os formandos para a conceção, planeamento, gestão e operacionalização de produtos e atividades turísticas, em especial na área da animação turística e do turismo ativo, na natureza e de aventura.

 

Adotando uma abordagem holística e uma visão estratégica prospetiva do turismo, a aposta passa por formar profissionais especialmente preparados para acompanhar as dinâmicas internas e externas do setor, com capacidade para apostar no empreendedorismo, na qualidade e na inovação, tanto de produtos, como de modelos organizacionais e de gestão das empresas.

 

Através de um modelo de formação-ação, com uma importante componente prática, que articula os sistemas teórico-metodológicos do saber e do saber-fazer, pretende-se preparar especialistas na conceção e aplicação de produtos turísticos de natureza e desporto-aventura. 

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso é composto por 60 ECTS com a duração de um ano letivo organizado em dois semestres de 12 semanas cada. 30 ECTS correspondem à componente obrigatória do ramo e os restantes 30 ECTS a unidades curriculares de opção, a escolher tanto o leque de disciplinas disponíveis em cada no letivo, nomeadamente aquelas integrantes de outros cursos de Pós-Graduação da ESHTE, desde que os horários assim o permitam (consultar também a tabela da oferta formativa dos outros ramos).

 

Tendo em consideração os objetivos definidos e as competências a estimular, pretende-se assim disponibilizar uma oferta de geometria variável capaz de responder às necessidades específicas dos diversos segmentos alvo deste ciclo de estudos e ao perfil de cada discente.

 

A unidade curricular Análise Estrutural do Turismo, a lecionar logo no início do curso, é obrigatória para todos os alunos que não tenham uma licenciatura em turismo.

 

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação em cada uma das unidades curriculares da parte escolar do curso tem um caráter individual, dela constando a realização de trabalhos escritos (individuais ou em grupo), exposições orais, ou outras formas de avaliação consideradas adequadas aos temas em estudo.

 

O resultado da avaliação em cada unidade curricular será expresso numa escala de números inteiros de 0 a 20 valores, com a aprovação a depender da obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

 

A classificação do curso calcula-se pela média, ponderada em função dos ECTS, das classificações obtidas nas unidades curriculares que o constituem.

 

HORÁRIO DA COMPONENTE LETIVA

5ª e 6ª feira | 20h00 às 23h50

Sábados | 09h00 às 18h00

 

As aulas ocorrem ao longo de 12 semanas por semestre (num total de 2 semestres), complementados por um período de avaliação. As aulas decorrerão em regime pós-laboral, de quinta a sexta-feira entre as 20h e as 24h, e aos sábados, preferencialmente de manhã. Algumas aulas práticas podem ocorrer durante todo o dia de sábado e esporadicamente ao domingo. Com exceção das aulas práticas, as restantes são lecionadas em blocos de duas horas por semana.

A unidade curricular Análise Estrutural do Turismo é lecionada em regime intensivo nas duas primeiras semanas do curso.

As unidades de Planeamento e Gestão em Desportos de Montanha e a de Planeamento e Gestão em Atividades Náuticas são predominantemente práticas e a de Rotas e Interpretação Ambiental é mista. Em Planeamento e Gestão em Desportos de Montanha está prevista uma saída de campo à Serra da Estrela de sexta à noite a domingo, com extensão em regime de participação optativa, à prática de canyoning da Serra da Arada a realizar na segunda-feira imediata.

 

Para a realização da maioria das atividades práticas, os alunos devem ter condição física regular e disponibilidade para realizar caminhadas, recomendando-se ainda saber nadar. Não são exigidas competências técnicas para a realização das aulas práticas que abrangem atividades como caminhada, observação e interpretação da natureza e do património cultural, escalada, montanhismo, canyoning, canoagem, windsurf, etc.

 

Para saber mais sobre estas atividades práticas poderá consultar o espaço na internet gerido pelos alunos deste curso ramo em: https://www.facebook.com/turismonaturezaeaventura

 

CANDIDATURAS* | CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

Formalização de Candidaturas: candidaturas, condições de admissão e pagamentos 

 

Para efectuar o processo de candidatura, o qual se realiza exclusivamente on-line, o candidato deverá aceder ao Portal de Candidaturas. Em caso de dúvidas aceda ao Guia do Candidato.
 
*A instrução do processo de candidatura é da inteira responsabilidade do candidato.

 

Documentação:

  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade
  • Cartão de Contribuinte 
  • Certificado de habilitações (1) 
  • Curriculum Vitae devidamente comprovado (todos os documentos anexos ao currículo, deverão ser confirmados através de fotocópias autenticadas (2) ou de documentos originais)
  • Carta de motivação com um máximo de 500 palavras (obrigatória)
  • Carta de recomendação (opcional).

(1) Caso não tenha o certificado de licenciatura o candidato deverá anexar uma declaração escrita onde, sob compromisso de honra, se compromete à apresentação dos documentos em falta até à data de 15 de dezembro. A não apresentação dos mesmos até essa data implica a anulação da candidatura e matrícula, sem direito a devolução dos valores já cobrados.

 

Vagas (numerus clausus)

10 vagas*

* a abertura do curso está condicionada ao número de alunos inscritos no curso de mestrado congénere. 

 

Critérios de seriação

Os critérios de seriação serão aplicados apenas caso o número de candidatos ultrapasse o numerus clausus definido

As candidaturas serão apreciadas pela Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Turismo, a qual decidirá sobre a situação de cada interessado, definindo as correspondentes creditações e planos de estudo.

Por outro lado, os candidatos serão selecionados pela Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Turismo, com base na aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

i) Classificação obtida na licenciatura ou em cursos de Pós-Graduação, Formação Avançada ou equivalente;

ii) Curriculum vitæ do candidato, nomeadamente, académico, científico e técnico;

iii) Declaração dos objetivos e motivação da candidatura;

iv) Resultado de entrevista individual, quando tal for considerado necessário pela Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Turismo.

Será dada preferência a antigos alunos dos cursos de licenciatura e de cursos de Pós-Graduação, Formação Avançada (ou equivalente) da ESHTE e a quadros de empresas ou de organismos públicos com mais de 2 anos de experiência profissional, até ao limite de 30% das vagas disponíveis. 

 

Emolumento de candidatura | 75€

O emolumento de candidatura só será devolvido caso o curso não abra. Para este efeito o candidato deverá guardar o respetivo recibo.  As candidaturas só serão consideradas válidas se o pagamento for efetuado dentro do prazo limite para formalização das mesmas.

 

Em caso de admissão:

Matrícula | 30€

Inscrição | 15€

Seguro Escolar | 15€ 

 

Modalidades de Pagamento das Propinas:

1.ª opção:

• 100% aquando do ato da matrícula / inscrição.

2.ª opção:

• 1.ª prestação aquando do ato da matrícula / inscrição: 25%

• 2.ª prestação a pagar entre 01/12/2016 e 15/12/2017: 12,5%

• 3.ª prestação a pagar entre 01/01/2017 e 15/01/2017: 12,5%

• 4.ª prestação a pagar entre 01/02/2017 e 15/02/2017: 12,5%

• 5.ª prestação a pagar entre 01/03/2017 e 15/03/2017: 12,5%

• 6.ª prestação a pagar entre 01/04/2017 e 15/04/2017: 12,5%

• 7.ª prestação a pagar entre 01/05/2017 e 15/05/2017: 12,5%

 

Download Propinas aplicáveis ao ano letivo de 2016/2017