Conselho para a Avaliação e Qualidade

O Conselho para a Avaliação e Qualidade (CPAQ) é o órgão responsável pelo estabelecimento dos mecanismos de autoavaliação e pela avaliação da política de qualidade da ESHTE (artigo 61.º dos Estatutos da ESHTE).

É composto por 14 membros representantes da comunidade académica. 

 

Composição

 

A composição do CPAQ é a seguinte:
  1. Raúl Manuel das Roucas Filipe (Presidente da ESHTE)
  2. Carlos Manuel Lavrador de Jesus Carreiras (Presidente do Conselho Geral)
  3. Jorge Manuel Rodrigues Umbelino (Presidente do Conselho Técnico-Científico)
  4. João António dos Reis (Presidente do Conselho Pedagógico)
  5. Pedro Francisco Manique Silva Moita (Diretor do curso de Direção e Gestão Hoteleira)
  6. Maria Raquel Gomes Moreira (Diretora do curso de Gestão Turística)
  7. Luís Miguel Lourenço Mendes de Brito (Diretor do curso de Informação Turística)
  8. Gilberto Costa (Diretor do curso de Produção Alimentar em Restauração)
  9. Francisco Silva (Diretor do curso de Gestão do Lazer e Animação Turística)
  10. Vítor Manuel Pereira de Andrade (Administrador)
  11. A designar (representante dos alunos no Conselho Geral)
  12. Maria da Conceição Machado Neves Rodrigues Ferreira (representante do pessoal não docente no Conselho Geral)
  13. António Manuel Henrique Fernandes (responsável pelo Gabinete da Qualidade e Métodos)
  14. Mariana Fernandes da Costa Marques (Presidente da Associação de Estudantes)

 

Presidente e Secretário

Presidente
António Manuel Henrique Fernandes

Secretário
Ana Filipa de Caldas Passos de Oliveira

 

 

 

Atas

 

Ata n.º 1/2015 | Reunião do Conselho para a Avaliação e Qualidade de 14 de abril de 2015

Documentos

 

Manual de Gestão da Qualidade

 

 

Política de Qualidade

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril é uma instituição com 20 anos de existência que experimentou um acréscimo de atividade notável no último decénio. Essa dinâmica traduziu-se não só num aumento expressivo dos alunos, do pessoal docente e não docente, mas também na maior complexidade de procedimentos e de redes relacionais de informação própria de uma instituição em contínuo crescimento quantitativo e qualitativo.

Concomitantemente, o ambiente progressivamente competitivo em que as instituições de ensino superior se inserem impõe uma atitude proactiva no sentido de maximizar e garantir níveis de qualidade dos serviços prestados suscetíveis de, conjuntamente com o fator inovação, produzirem patamares decisivos de diferenciação e de posicionamento.

Assim, seja no quadro do cumprimento dos objetivos estratégicos definidos pela Escola em matéria de competitividade através da qualidade, seja no domínio das respostas aos imperativos definidos pela tutela na área da qualidade (accountability e melhoria contínua), impõe-se, sem mais delongas, estruturar, parametrizar e concretizar um sistema integrado e transversal de garantia e de gestão da qualidade na ESHTE.

Trata-se de um processo moroso e oneroso que implicará um esforço de toda a comunidade escolar já que, porque implicando alterações significativas no âmbito do ora praticado e do ora estabelecido, só será coroado de êxito num quadro de cooperação, diálogo e aceitação social estabelecido dentro de uma plataforma global de abertura à mudança no domínio da cultura institucional.

Há, pois, que criar um espaço de informação e de encruzilhada específico ao tema da qualidade e das políticas de qualidade na ESHTE suscetível de, desde já, divulgar informação importante nesta matéria e, em acréscimo, recolher os contributos que a comunidade escolar entenda como pertinentes e adequados (presidente@eshte.pt).

Insere-se, agora, um conjunto de importantes documentos-base. No futuro, outros se seguirão, certamente mais específicos à nossa Escola.
A participação de todas e de todos representará um fator crítico de sucesso.
 
Documentos-base
 
Apresentação